Hoje é

 

Endereço deste Site: agregadordeweb.blogspot.com

Sub Linkes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisar neste site

O Tempo

Bandeira de Portugal

Origem da bandeira Portuguesa












A bandeira de Portugal é um rectângulo com proporções 2:3, dividido verticalmente em verde (a 2/5 do comprimento) e vermelho (3/5). Quando desfraldada, a parte verde fica do lado do mastro, ou do lado esquerdo quando representada graficamente. Centrado na linha de separação entre o verde e o vermelho está o brasão, consistindo numa esfera armilar sobreposta pelo tradicional escudo português, que é de prata, com cinco escudetes de azul carregados de cinco besantes de prata e bordadura de vermelho, com sete castelos de ouro. A bandeira foi oficialmente adoptada a 30 de Junho de 1911, mas era já usada desde a revolução de 5 de Outubro de 1910.


O Significado da Bandeira

A bandeira tem um significado muito mais obscuro que o tradicionalmente aceite. Dizia-se durante o Estado Novo, o regime Nacionalista e autoritário que governou o País de 1933 até 1974, que o verde representava as florestas de Portugal e que o vermelho representava o sangue dos que tinham morrido ao serviço da Nação. Esta definição das cores é hoje aceite com variações, no entanto o significado original é muito mais obscuro. O vermelho e o verde são as cores tradicionais do Federalismo Ibérico, uma ideologia Socialista-Republicana muito comum no início do século XX e que defendia a união política entre Portugal e Espanha.



O desenho circular é uma esfera armilar que veio substituir a coroa da velha Bandeira da Monarquia Constitucional; representava o Império Colonial Português no tempo da Revolução e as descobertas feitas por Portugal. O escudo tradicional português está presente em praticamente todas as bandeiras portuguesas.



Os cinco pontos brancos representados nos cinco escudos no centro da bandeira fazem referência a uma lenda relacionada com o primeiro rei de Portugal. A história diz que antes da Batalha de Ourique (26 de Julho: 1139), D. Afonso Henriques rezava pela protecção dos portugueses quando teve uma visão de Jesus na cruz. D. Afonso Henriques ganhou a batalha, e em sinal de gratidão incorporou o estigma na sua bandeira.



Os sete castelos representam as vitórias dos portugueses sobre os seus inimigos, e são também o símbolo do Reino do Algarve.




História

Logo após a Revolução Republicana, em 5 de Outubro de 1910, a Bandeira da Monarquia Constitucional foi abolida, e o Estado promoveu um concurso de bandeiras para representar o novo governo.



Houve então um grande debate para decidir sobre a manutenção do azul e branco da monarquia ou pela adopção do verde e vermelho do Partido Republicano. Embora muitas das propostas para bandeiras se centrassem no azul e branco, o vencedor final foi uma bandeira vermelha e verde. Anunciada em 30 de Junho de 1911, era baseada na bandeira hasteada pelo navio rebelde Adamastor, durante a Revolução Republicana.





Heráldica e Problemas sociais

Embora hoje em dia esteja profundamente enraizada no povo português, a "Verde e Rubra" é rejeitada pelos sectores mais conservadores da sociedade. Os monárquicos, por exemplo, continuam a utilizar a tradicional bandeira liberal azul e branca de 1820 e os nacionalistas gostam de usar a azul e branca sem a coroa, como sendo uma bandeira republicana sem o vermelho e verde socialista.



Outro problema é a questão heráldica: nas regras da heráldica, o verde nunca deve estar em contacto com o vermelho. Sendo assim, muitos estudiosos da heráldica consideram a bandeira portuguesa (e a Lituana, por exemplo), como "erros heráldicos".



Hoje em dia, devido ao impacto do Euro 2004 da UEFA, quase todos os cidadãos portugueses têm uma bandeira portuguesa (muitos nas janelas das suas casas ou nos seus automóveis).

O conteudo original das mensagens, e das paginas deste blogue, não é meu e pode o encontrar na Wikipédia Pagina de Portugal, de onde o retirei. Eu apenas me limitei a Introduzir o video da YouTube.